Finalizei hoje a leitura do quinto livro do Pentateuco, e para ser sincera, a sensação é de que estou me despedindo de um amigo muito querido. Ao ler o Pentateuco temos o prazer de conhecer e acompanhar a história da criação do mundo, do povo de Israel e sua descendência, e, de bônus, conhecer também a relação entre Deus e Moisés.
Em Deuteronômio, Moisés deixa os últimos conselhos para o povo de Israel, antes de se reunir aos seus antepassados. Ele não entraria na terra de Canaã, mas ainda teve a oportunidade de vê-la do alto do monte Nebo, e comprovar que Deus estava cumprindo as promessas que havia feito a Abraão, Isaque e Jacó. O que mais me impressiona durante a leitura desse livro é a repetição de um dos muitos conselhos dados: apeguem-se ao Senhor, seu Deus. Como isso tocou meu coração!
O povo de Israel também estava se despedindo de um líder que os acompanhou por 40 anos na longa jornada pelo deserto, desde a saída do Egito. É certo que aquela geração que estava com Moisés naquele momento não era a mesma, mas ela também havia conhecido de perto o que Deus havia feito em seus dias, e nos dias de seus antepassados. Então, aquele conselho, entre tantos que foram proferidos por Moisés, era um dos mais importantes, apegar-se Àquele que acompanhou o povo não só no deserto, mas que já existia antes deles e permaneceria para sempre.
No livro de Deuteronômio, Moisés enfatiza o cuidado de Deus e o fato de que Ele é sempre fiel, ainda que sejamos falhos. A mensagem é clara: escolha os caminhos do Senhor, rejeite as ofertas do mundo, e concentre-se unicamente em agradá-lo, amá-lo e em fazer a sua obra com amor e dedicação, e de todas as nossas necessidades, Ele cuidará.
Você tem se apegado ao Senhor? De que forma essa mensagem deixada por Moisés fala com você? Quanto do nosso tempo está sendo dedicado a Deus, e o que tem tomado o seu lugar em nosso coração? Leia comigo o finalzinho do livro:
"Nunca houve em Israel outro profeta como Moisés, a quem o Senhor conhecia face a face. O Senhor o enviou ao Egito para realizar todos os sinais e maravilhas contra o faraó, contra todos os seus servos e contra toda a sua terra. Com grande poder, Moisés realizou atos temíveis diante dos olhos de todo o Israel." (Deuteronômio. 34:10-12)
Moisés era um ser humano igual a nós, com defeitos, temperamento forte, e vontades. Mas Deus usou-o em sua obra e ele se tornou um dos heróis da fé! E tudo isso porque Ele se apegou ao Senhor! Ele o colocou em primeiro lugar na sua vida, e Deus o honrou!
Você gostaria de ter a intimidade e a amizade que Moisés tinha com Deus? Quer ver as promessas de Deus se cumprindo na sua vida e na vida dos seus filhos e de toda a sua descendência? Quer ser usado "com grande poder" pelo Eterno? Pois saiba que é possível!
"Pois hoje ordeno que amem o Senhor, seu Deus, e guardem seus mandamentos, decretos e estatutos, andando em seus caminhos. Se o fizerem, viverão e se multiplicarão, e o Senhor, seu Deus, abençoará vocês e a terra em que estão prestes a entrar para tomar posse dela. | Façam isso amando, obedecendo e apegando-se fielmente ao Senhor, pois ele é a sua vida! Se vocês o amarem e lhe obedecerem, ele lhes dará vida longa na terra que o Senhor jurou dar a seus antepassados Abraão, Isaque e Jacó”. (Dt 30:16,20).
Apegue-se ao Senhor, e você verá as bênçãos de Deuteronômio 28 sendo uma realidade em sua vida. Se ainda não leu o quinto livro do Pentateuco, faça isso! Deus com certeza lhe ensinará grandes coisas através dessas palavras!
Sem comentários:
Enviar um comentário
1- Leia antes de comentar;
2- Comentários spam ou com palavrões serão excluídos imediatamente;
3- Deixe o link do seu blog no final do comentário para que eu visite;
4- Anônimos podem comentar, mas deixe o nome no final do texto, por favor. :D