A Bíblia nos reserva verdadeiras pérolas de sabedoria. Jesus Cristo, em seu ministério terreno, transmitiu ensinamentos que, ainda hoje, nos servem de alimento para a alma e nos guiam em nossa caminhada cristã. Hoje nós falaremos sobre um desses ensinamentos, então sente-se de forma confortável e aproveite a breve imersão que faremos.
Nem todos os dias são fáceis, nem todos os pontos da montanha russa são altos. Ainda assim, há algo como um consenso geral em que as pessoas não aceitam que dias maus virão. Hoje gostaria de falar com você acerca da ansiedade. Sim, mais uma vez, porque estamos vivendo em um século em que a ansiedade e o imediatismo vivem de mãos dadas conosco no dia-a-dia, principalmente por causa do clima de pandemia que ainda está no ar.
"Não vivam preocupados com coisa alguma; em vez disso, orem a Deus pedindo aquilo de que precisam, e agradecendo-lhe por tudo que ele já fez." (Filipenses 4:6)
Eu sou uma pessoa assumidamente ansiosa. Graças a Deus o meu nível de ansiedade não me deixa com taquicardia ou reações alérgicas, mas deixa a minha mente em um turbilhão sem precedentes. Conviver com essa realidade me fez compreender ainda mais o que as pessoas estão sentindo nos dois últimos anos. Em 2020 eclodiu o Coronavírus, e nos obrigou a ficar em casa por um longo período de tempo. E isso não foi de todo benéfico.
É fato que a quarentena e os meses seguintes nos fizeram apreciar ainda mais a presença da nossa família e cuidar de nossa saúde com mais atenção, isso foi um dos pontos mais importantes! Contudo, esse período também nos trouxe algumas preocupações, enfatizadas pelos canais de notícia. Estávamos com medo, temíamos pelos nossos amigos, familiares, pais, avós e vizinhos. Era tudo muito incerto, e nos deixamos levar um pouco pelo alarme instaurado pelos meios de comunicação. Graças a Deus, passamos pelo pior...porém, não sem perdas. Creio que a maior parte das famílias perdeu alguém muito especial, e esse espaço só pode ser preenchido e curado por Deus.
Mas a vida continuou, seguimos nossa rotina, que aos poucos foi voltando ao normal. As igrejas abriram suas portas, o comércio voltou a funcionar, os voos nacionais e internacionais continuaram, e as pessoas voltaram a se encontrar. No entanto, o espaço que Deus ocupava no nosso tempo...diminuiu. Você também sentiu isso? Eu me entristeço em saber que a pandemia deveria ter nos aproximado ainda mais de Deus, unido a nossa alma ainda mais com a presença dEle, e não o inverso.
Parece que, ao abrir das portas de casa, esquecemos Deus no nosso quarto, ou no templo. Passamos pela nossa Bíblia como se ela não estivesse ali, sentimos o chamado, a sede, mas damos a desculpa que não temos mais tempo para isso. E onde encontramos tempo para maratonar as séries favoritas, para jogar online e tantas outras atividades que preenchem o nosso dia?
Aos poucos, perdemos aquela vontade de estar a sós com Deus. Deixamos as preocupações falarem mais alto, gritarem mais alto, mas não corremos para o único que pode silenciá-las. Nos escondemos na caverna, à espera de uma solução, mas não a buscamos. Não percebemos que a "simples" conversa com o Criador pode acalmar a tempestade que se torna a nossa mente nos momentos difíceis.
E esse afastamento do altar com Deus foi trazendo uma onda de desânimo espiritual que tem afligido muitas pessoas. Há um espaço no coração do homem que só Deus pode preencher; ainda que ele tenha uma boa casa, um carro do ano, uma boa família, boas condições...mas se não tiver Deus, "o que as pessoas ganham com tanto trabalho árduo?" (Ec. 3:9 - NVT).
Hoje estamos no quarto dia do ano, e muitos planos começam a ganhar forma em blocos de notas, agendas e planners. Antes de qualquer plano do dia, inclua o seu momento devocional com Deus, alimente-se da palavra e se erga com a força de leão para enfrentar o mundo! Separe dias específicos para estar a sós com o Pai, para jejuar e dedicar um tempo mais prolongado em Sua palavra.
"E estou convencido de que nem morte nem vida, nem anjos nem demônios, nem o que existe hoje nem o que virá no futuro, nem poderes, nem altura nem profundidade, nada, em toda a criação, jamais poderá nos separar do amor de Deus revelado em Cristo Jesus, nosso Senhor." (Romanos 8:38,39 - NVT)
O apóstolo Paulo disse, muito bem, que nada poderá nos separar do amor de Deus, nada tem esse poder! Então aproveite esse novo ano, um presente do Criador especialmente para você, e dedique a Ele o dízimo do seu tempo e as primícias da sua vida. Que Deus te abençoe em Cristo Jesus!
Sem comentários:
Enviar um comentário
1- Leia antes de comentar;
2- Comentários spam ou com palavrões serão excluídos imediatamente;
3- Deixe o link do seu blog no final do comentário para que eu visite;
4- Anônimos podem comentar, mas deixe o nome no final do texto, por favor. :D