Sentimentos de desesperança têm estado à margem da minha vida nestes últimos anos. Quando Zack e eu entramos em uma estrada inesperada de abortos recorrentes e infertilidade, eu senti as ondas do desespero baterem à minha porta diversas vezes.
Para muitos de nós, desejos não realizados muitas vezes podem ser um caminho diretamente para a desesperança.
Enquanto eu lutava contra os meus próprios anseios não satisfeitos, cheguei à conclusão de que a maneira como eu escolho reagir aos meus desapontamentos poderá me levar a dois caminhos: ou eu sigo pelo caminho da desesperança ou eu escolho reagir de forma que meu coração seja levado em direção à verdadeira esperança e felicidade.
Desejos não realizados e desapontamentos profundos são uma realidade para todos nós. Todavia, por mais difícil que sejam, eles não são os verdadeiros culpados pelo nosso desespero. Nossas circunstâncias são muitas vezes um holofote, iluminando a verdade sobre onde os nossos corações se perderam.
O desespero surge quando o nosso coração está focado nos motivos errados
Quando o objeto da nossa afeição e satisfação se baseia em algo que não seja Cristo, colocamos nosso coração no objetivo errado. Uma maneira simples de descobrir onde o seu coração está errando é fazendo essa pergunta:
O que eu quero tanto na vida, agora mesmo, que eu não serei feliz a menos que o tenha?
Pode ser qualquer coisa...até coisas realmente boas.
- Ter um namorado.
- Se casar.
- Ter filhos.
- Ter um esposo compreensivo.
- Conseguir um novo emprego.
- Ser aceito em uma universidade.
- Passar nas provas difíceis da escola.
- Restaurar relacionamentos quebrados.
- Fazer esportes.
- Ver um membro da família se salvar.
- Fazer novos amigos.
- Perder peso.
- Etc.
A tristeza nos atinge quando nossa esperança é determinada por nossas circunstâncias.
A única maneira de restaurar a verdadeira alegria e esperança de em nossas vidas não é conseguindo o que desejamos, mas colocando os nossos desejos em Cristo. Quando amar a Cristo se torna o foco central e o desejo dos nossos corações, restauramos grande alegria em nossas vidas - mesmo em meio a desejos não realizados.
Enquanto eu lutava contra os meus próprios anseios não satisfeitos ao longo dos anos (e agora mesmo), senti um cutucão gentil das Escrituras, me lembrando de onde colocar minha esperança corretamente. Por mais maravilhoso que fosse para mim ter um bebê, esse não poderia ser o objetivo central da minha vida. Minha esperança não pode depender do fato de obter ou não o que desejo. Meu coração deve estar focado em amar e confiar em Cristo acima de tudo.
Nos últimos anos, uma passagem inesperada das Escrituras me ajudou a depositar meu coração em Cristo.
Ela veio de Lamentações 3, e tem sido uma verdeira fonte de encorajamento e esperança para mim. Ao lê-la, note como o autor vai do desespero até encontrar a verdadeira esperança novamente:
"Tirou-me a paz; esqueci-me do que significa prosperidade. Por isso digo: 'Meu esplendor já se foi, bem como tudo o que eu esperava do Senhor'. // Todavia, lembro-me também do que pode dar-me esperança: Graças ao grande amor do Senhor é que não somos consumidos, pois as suas misericórdias são inesgotáveis. Renovam-se cada manhã; grande é a tua fidelidade! Digo a mim mesmo: A minha porção é o Senhor; portanto, nele porei a minha esperança. O Senhor é bom para com aqueles cuja esperança está nele, para com aqueles que o buscam." (Lamentações. 3:17,18; 21-25)
A verdadeira esperança é encontrada quando depositamos nossos corações em Cristo.
Enquanto nos lembramos de quem Deus é e o que o Seu amor e fidelidade significam para nós, nossa esperança nunca se esgotará. Por causa de Cristo, nós podemos ter esperança novamente. Podemos encontrar alegria novamente. Independente de nossas circunstâncias mudarem ou não, Cristo promete ser suficiente para nós. Ele é o único que as nossas almas realmente almejam e precisam.
Ao enfrentar temporadas de desesperança em sua vida, agora e no futuro, leia Lamentações 3 e deixe que torne a sua oração pessoal. Lembre-se de quem é o Cristo. Lembre-se da fidelidade de Deus. Lembre-se do amor de Deus. Redirecione as suas afeições de volta para Ele. Ao fazer isso, seu coração se transformará de desesperança e desespero de volta à verdadeira esperança e alegria que satisfaz a alma.
Vamos conversar.
- De que maneira você está lutando com a desesperança agora mesmo?
- Quais versículos de Lamentações 3 encorajam você a encontrar esperança no Senhor?
_______________
*Este post é a tradução de um artigo de Kristen Clark, e foi publicado inicialmente no blog Girl Defined. A tradução é exclusiva do Sentido Literário. O artigo original pode ser encontrado no link: To The Girl Who Feels Hopeless.
** Traduzido por Hayanne Deise Lins
Os versículos 22-27 fala aos nossos corações o quanto Deus nos ama! Isso é suficiente, nós temos um bom pai, um Pai que cuida com todo carinho e cuidado dos seus filhos!
ResponderEliminarEu particularmente já estava desesperançada quanto a futuro, promessas e a vontade de Deus, mas depois de ler esse texto e o anterior "gerando promessas, Deus falou ao meu coração! Deus continue lhe abençoando Hay!
Obrigada, querida! ♥♥ Não tem nome o comentário, mas já fico feliz em saber que pessoas foram alcançadas por esse texto. ^^
Eliminar