24 julho 2018

Solteira e sobrevivendo à temporada de casamentos, por Bethany Baird


Com apenas dois anos de diferença de idade, minha irmã mais velha, Kristen, e eu, somos as melhores amigas. Mas quando ela ficou noiva do seu atual esposo, Zack, eu soube que a dinâmica do nosso relacionamento estava prestes a mudar. Kristen estaria à frente de centenas de convidados e diria as duas palavras que mudariam a sua vida. Zack se tornaria sua nova prioridade. Kristen entraria em uma nova etapa da sua vida, como uma mulher casada - e eu continuaria vivendo a vida de solteira.

Eu estive ao lado de Kristen durante todos esses meses de planejamento e preparação do casamento. Compras do vestido de noiva, chá de panelas, busca de um local, - eu estava ali. E por mais que eu desejasse estar casada, também, o meu coração estava em um bom lugar. Não me incomodava o fato de que minha irmã iria se casar e eu não. Eu apenas presumi que os sinos viriam até mim em um ou dois anos.

Mas a minha vida não foi como eu esperava. Eu permaneci solteira pelos sete anos seguintes.

Durante os anos que se seguiram ao casamento de Kristen, muitas das minhas amigas se casaram e tiveram bebês. Eu sentia como se a vida estivesse seguindo em frente, e eu estava sendo deixada para trás.

Eu participei de dezenas de casamentos, comprei incontáveis vestidos de dama de honra, recepcionei diversos chás de panela e de bebê - tudo enquanto solteira.

Minha inesperada temporada de solteirice durou até os meus vinte e poucos anos.

Estar face a face com as minhas expectativas românticas não satisfeitas foi muito difícil. Admitir para mim mesma que eu seria solteira para sempre não era algo fácil. (Deus não dá garantia de casamento!). Eu não gostava da ideia de não me casar. Eu não queria participar de grupos de solteiros, ir a incontáveis encontros, ou continuar procurando por "mais um" em todos aqueles casamentos. Eu queria um esposo. E eu queria mais cedo em vez de mais tarde.

Mas olhando para trás, eu percebo que o momento de solteiro estava no plano perfeito e misericordioso de Deus - embora os planos dEle não me incluíssem no altar tão cedo quanto eu esperava.

Sempre uma Dama de Honra?

Atualmente você está solteira, saiba que eu entendo. Eu entendo como é se sentir solitário. Participar de casamento atrás de casamento, imaginando se o próprio grande dia chegará. Nem sempre é fácil enfrentar a dor e o desânimo que sentimos com frequência.

E com a temporada de casamentos a todo o vapor, é possível que os convites tenham lotado a sua caixa de entrada. Você pode estar "salvando a data" (saving the date) de vários casamentos. Letras extravagantes, fitas bonitas e fotos românticas enfeitam a sua geladeira. A menos que as garotas solteiras tenham a mentalidade certa, muitas de nós podem acabar se arrastando por mais uma temporada de casamento solteiras e se sentindo sem esperança.

Mas não tem que ser assim.

Adoração ou Lamentação: Nossa Escolha

Ao longo dos anos, Deus foi mudando meu coração em relação à temporada de casamentos. Eu não me apavoro mais.

Uma das coisas que mais me impactaram foi uma porção de sabedoria que aprendi com Nancy Demoss Wolgemuth. Ela disse que nós temos uma escolha para fazer na vida: Nós podemos lamentar ou podemos adorar - mas não podemos fazer ambos ao mesmo tempo.

Nós podemos temer a época de casamentos, e choramingar o tempo inteiro por causa disso, ou podemos aprender a adorar a Deus e louvá-lo pelo que Ele está fazendo na vida das pessoas.

Como levei o conselho de Nancy a sério, isso mudou a minha aproximação com a temporada de casamentos. Quanto mais eu digo "não" à lamentação, mais eu me torno apta para celebrar e me me divertir com os meus amigos. Quanto mais eu foco na adoração a Cristo, mais eu me torno capaz de me alegrar com a felicidade de outros e me regozijar com a obra que Deus está fazendo. Pela graça transformadora de Deus, cada um de nós pode ser mudado.

Além dessa fatia de sabedoria, eu quero compartilhar com você três verdades transformadoras que transformaram minha perspectiva durante a época de casamentos. Eu espero e oro para que elas façam o mesmo em você.

1. Confie em Deus com sua história

Este foi, provavelmente, o maior fator de mudança na minha vida.

Muitas vezes eu confiei em Deus na jornada de outras pessoas, mas não na minha. Eu acreditava que Deus estava direcionando e trabalhando na vida dos meus amigos, mas frequentemente questionava o seu trabalhar na minha própria vida. Em meus vinte e poucos anos eu decidi levar a sério o aprender a confiar em Deus. Eu examinei as escrituras e percebi que Deus verdadeiramente é o mesmo ontem, hoje, e por toda a eternidade.

"Jesus é o mesmo, ontem, hoje, e eternamente." (Hebreus. 13:8)

  • Ele é o mesmo Deus que protegeu Daniel e fechou a boca dos leões (Daniel. 6);
  • Ele é o mesmo Deus que escolheu Ester e a usou para libertar os Judeus da aniquilação (Ester);
  • Ele é o mesmo Deus que colocou José no lugar certo e no momento perfeito e o usou para salvar o Seu povo da fome (Gênesis. 37-50).

Ele ainda é o mesmo Deus hoje. Ele não mudou. Nós precisamos relembrar de quem Ele é e aceitar que Ele é verdadeiramente confiável.

Aprender a confiar inteiramente em Deus causou um impacto tão grande em minha vida, que escrevi um capítulo inteiro sobre isso em meu novo livro, Amor Definido: Abraçando a Visão de Deus para o Amor Duradouro e Relacionamentos Satisfatórios. Aqui está um trecho do que eu compartilho:

    "Confiar sua solteirice a Deus é um passo em frente essencial para encontrar a satisfação. Você se sentirá mais contente e cheio de alegria à medida que você se rende e confia seus desejos ao Senhor."

    Analise o que significa confiar verdadeiramente em Deus. Como confiar em Deus mudaria a estação de casamentos para você? Considere memorizar Provérbios. 3:5-6 e fazer dele o seu hino durante essa fase.

    "Confia no Senhor de todo o teu coração, e não te estribes no teu próprio entendimento. Reconhece-o em todos os teus caminhos, e ele endireitará as tuas veredas." (Provérbios 3:5,6)

    2. Não espere que sua vida comece apenas quando encontrar alguém. Viva em tudo por Cristo como uma mulher solteira

    Quando eu parei de ver a minha solteirice como um "estágio intermediário", minha vida mudou drasticamente.

    • Parei de esperar, em vez disso, comecei por derramar meu coração e o meu tempo no trabalho do reino;
    • Comecei a orientar e discipular mulheres jovens regularmente;
    • Eu levei a sério o serviço em minha igreja;
    • Me interessei pelo ministério de mulheres e fui co-fundadora do ministério GirlDefined;
    • Eu amei minha família e escolhi ser uma amiga boa e confiável;
    • Mergulhei profundo em meu relacionamento com Cristo e continuei crescendo em minha fé.

    Quanto mais eu focava em usar a minha vida para servir a Cristo, mais conteúdo eu tinha como uma pessoa solteira.

    Como eu digo no Love Defined, "Em vez de desperdiçar nossos dias esperando pela próxima estação, vamos viver com propósito e intenção. Vamos tirar vantagem dessa fase incrivelmente única da vida e viver com a eternidade em mente."

    Viver entregue a Cristo exige intencionalidade. Isso não acontece naturalmente. Então quais são algumas maneiras pelas quais podemos colocar os pés em uma vida dedicada?

    • Sempre comece pela Palavra. É onde você encontrará a Deus e a sua sabedoria para a sua vida;
    • Se envolva em sua igreja local!
    • Quais evangelismos estão acontecendo?
    • Você pode servir no VBS? (Vacation Bible School - Escola Bíblica de Férias)
    • Você pode ajudar na enfermaria?
    • Cantar no coro? (Qualquer grupo de louvor)
    • Servir café no estudo Bíblico?
    • Como você pode mostrar gentileza na sua comunidade? Procure maneiras de não apenas servir, mas também de compartilhar o evangelho enquanto você serve!
    • Se você tem redes sociais, procure maneiras criativas de desafiar e encorajar as pessoas que te seguem.

    Quanto mais você desvia os olhos das suas próprias necessidades para as necessidades dos outros, mais fácil será viver alegremente durante essa fase.

    3. Cerque-se de comunidade

    Boa comunidade tem sido uma das maiores bênçãos na minha vida. Amigos sólidos e uma igreja sólida podem fazer toda a diferença na vida de uma pessoa solteira.

    Conviver com os outros e ser incluído é essencial. Deus nos projetou para estarmos em comunhão com Ele e em relacionamento com os outros. Eu entendo que encontrar e manter uma comunidade pode ser desafiador. Pode ser difícil investir nos outros. Mas lembre-se, difícil não significa automaticamente ruim.

    • Faça da boa comunidade uma grande prioridade em sua vida;
    • Faça um esforço para estar envolvida com a sua igreja local;
    • Junte-se a um grupo;
    • Convide mulheres mais jovens para tomar café;
    • Inicie encontros sociais;
    • Organize um estudo bíblico;
    • Faça o que for preciso para se envolver na vida das pessoas e envolver as pessoas na sua.

    "E consideremo-nos uns aos outros, para nos estimularmos ao amor e às boas obras, Não deixando a nossa congregação, como é costume de alguns, antes admoestando-nos uns aos outros; e tanto mais, quanto vedes que se vai aproximando aquele dia." (Hebreus 10:24,25)

    Eu encontrei grande encorajamento através da minha igreja local e nos relacionamentos que estabeleci lá. Ter uma comunidade sólida me ajudou a superar a solidão durante essa fase!

    Se você tem dezenove anos, vinte e cinco, ou trinta, é possível prosperar durante a temporada de casamentos.

    Vamos colocar os vestidos de festa, comprar presentes de casamento, assinar os livros de visitas e comer bolo com alegria pelos nossos amigos casados e com fé nos planos de Deus.

    E eu gostaria muito de ouvir você!

    • Você se esforçou em participar de casamentos esse verão como uma garota solteira?
    • Em qual desses pontos você pode começar trabalhando hoje?
    • Se você já está fazendo todos os três, qual você pode fortalecer?
    _______________
    *Este post é a tradução de um artigo de Bethany Baird, do blog Lies Young Women Believe. A tradução é exclusiva do Sentido Literário. O artigo original pode ser encontrado no link: Single and Surviving Wedding Season.

    ** Traduzido por Hayanne Deise Lins
    INSTAGRAM   //   FACEBOOK   //   TWITTER

    Sem comentários:

    Enviar um comentário

    1- Leia antes de comentar;
    2- Comentários spam ou com palavrões serão excluídos imediatamente;
    3- Deixe o link do seu blog no final do comentário para que eu visite;
    4- Anônimos podem comentar, mas deixe o nome no final do texto, por favor. :D