14 julho 2018

Cinderela: Tenha coragem e seja gentil, por Paula Marsteller


Eu vi o novo filme da Disney no fim-de-semana passado. (Você viu?) Eu amei! Não foi apenas uma pausa muito necessária no meu trabalho infindável; mas também me deu uma imagem da beleza inigualável de coragem e bondade diante da humilhação, sofrimento e vergonha.

Era uma imagem surpreendente e chocante, já que as prévias antes do filme - e tudo o que o nosso mundo parece celebrar - é não deixar que ninguém pise muito nos seus pés.

Mas Ella (a personagem principal em Cinderella) nos mostra um estilo de vida chocantemente diferente. Um lindo modo de vida.

Por alguma razão, a mãe de Ella esperou até estar no leito de morte para compartilhar com Ella "um grande segredo que você verá através das provações que a vida tem a oferecer." Ella prometeu. Ela iria:

"Ter coragem e ser gentil"

O filme não explica como Ella é capaz de realizar essa façanha face a tais maus-tratos, mas ela o faz. Depois que a sua querida mãe morre, Ella é corajosa e gentil enquanto sua madrasta e meias-irmãs:
  • Repelem ela para dormir no sótão;
  • Banem ela da mesa na hora das refeições;
  • Mudam o nome de Ella para Cinderella porque ela está suja das cinzas (cinder) da lareira;
  • Tratam ela como uma empregada apesar de ser irmã e filha;
  • Rasgam o vestido dela e a proíbem de ir ao baile.
Mas, graças à fada madrinha, Cinderela é capaz de ir ao baile depois de tudo, e o príncipe faz um caminho mais curto para ela.

Claro, Cinderella parece esplêndida. Mas não é o seu vestido de baile ou os seus sapatos de cristal que capturam a atenção do príncipe. Semanas antes, ela virou-se quando ele apareceu próximo a ela em uma viagem de caça à floresta - quando o seu cabelo estava amarrado e as suas roupas eram simples. É a sua beleza interior que captura a atenção do príncipe - a sua coragem e a sua gentileza.

Meninas, essa beleza não é coisa apenas para contos de fadas. É o que eu e você devemos perseguir como filhas do Rei:
"A beleza de vocês não deve estar nos enfeites exteriores, como cabelos trançados e jóias de ouro ou roupas finas. Pelo contrário, esteja no ser interior, que não perece, beleza demonstrada num espírito dócil e tranqüilo, o que é de grande valor para Deus." (1 Pedro 3:3,4) - NVI

De acordo com os padrões divinos de beleza...
  • Gentileza não é uma fraqueza; é força.
  • Submissão não é lamentável; é lindo e corajoso.

A primeira epístola de Pedro tem muito a dizer sobre esse assunto. Aqui está apenas um gostinho:
"Quanto ao mais, tenham todos o mesmo modo de pensar, sejam compassivos, amem-se fraternalmente, sejam misericordiosos e humildes. Não retribuam mal com mal nem insulto com insulto; pelo contrário, bendigam; pois para isso vocês foram chamados, para receberem bênção por herança." (1 Pedro 3:8,9) - NVI
"Quem há de maltratá-los, se vocês forem zelosos na prática do bem? Todavia, mesmo que venham a sofrer porque praticam a justiça, vocês serão felizes. "Não temam aquilo que eles temem, não fiquem amedrontados. " Antes, santifiquem Cristo como Senhor no coração. Estejam sempre preparados para responder a qualquer que lhes pedir a razão da esperança que há em vocês. " (1 Pedro 3:13-15) - NVI
"É melhor sofrer por fazer o bem, se for da vontade de Deus, do que por fazer o mal. Pois também Cristo sofreu pelos pecados uma vez por todas, o justo pelos injustos, para conduzir-nos a Deus. (1 Pedro 3:17,18a) - NVI
Mas como podemos ter coragem quando os outros nos maltratam? 

Por que devemos ser gentis com aqueles que são cruéis?


Cinderella agia assim porque era princesa - não uma princesa de sangue, mas uma verdadeira princesa, em seu coração.

E se Deus é o seu Pai, e você é sua filha adotiva, então você é uma princesa também. Não o tipo com vestido de baile e uma tiara, mas uma princesa de verdade. Uma princesa porque Deus te trouxe para a família dEle pelo custo exorbitante do sangue de seu filho. Essa posição honrada não é uma desculpa para agir de forma egoísta, mas para ser corajosa e bondosa.

Então quando você encontrar aqueles valentões na escola, ou em sua casa, ou no trabalho, lembre-se disso: Você pode não ter uma fada madrinha para te resgatar, mas você tem o Deus vivo ao seu lado. Esse Deus fica contente - não quando você sofre por fazer algo errado - mas quando faz o que é certo. Esse mesmo Deus sofreu por você para que você se tornasse realeza:
"Porque para isto sois chamados; pois também Cristo padeceu por nós, deixando-nos o exemplo, para que sigais as suas pisadas. O qual não cometeu pecado, nem na sua boca se achou engano. O qual, quando o injuriavam, não injuriava, e quando padecia não ameaçava, mas entregava-se àquele que julga justamente; Levando ele mesmo em seu corpo os nossos pecados sobre o madeiro, para que, mortos para os pecados, pudéssemos viver para a justiça; e pelas suas feridas fostes sarados." (1 Pedro 2:21-24)
Você está agindo como princesa que é?

Curve-se ao Rei, doce menina.

Tenha coragem e seja gentil.

(Comentário da tradução: Se você ainda não tem aceitou a Jesus em seu coração e sente essa necessidade de se tornar ainda mais íntima dele, você pode entregar sua vida nesse momento, orando com as suas próprias palavras e se arrependendo dos seus pecados. E Deus, que nos ouve em todos os momentos, te ouvirá, e te dará uma nova vida. Busque uma vida de oração e leitura constante de sua palavra e não esqueça de encontrar alguém que possa te ajudar nessa nova etapa de sua vida, é essencial que você faça parte de uma congregação e tenha um líder escolhido por Deus para te guiar em seu crescimento espiritual.)

_______________
*Este post é uma tradução de um artigo de Paula Marsteller, do blog Lies Young Women Believe. A tradução é exclusiva do Sentido Literário. O artigo original pode ser encontrado no link: Cinderella: Have Courage and Be Kind.

** Traduzido por Hayanne Deise Lins
INSTAGRAM   //   FACEBOOK   //   TWITTER

Sem comentários:

Enviar um comentário

1- Leia antes de comentar;
2- Comentários spam ou com palavrões serão excluídos imediatamente;
3- Deixe o link do seu blog no final do comentário para que eu visite;
4- Anônimos podem comentar, mas deixe o nome no final do texto, por favor. :D