ESCOLHA
substantivo feminino
1. ato ou efeito de escolher.
2. preferência que se dá a alguma coisa que se encontra entre outras.
3. opção entre duas ou mais coisas.
4. capacidade de escolher bem, de escolher com discernimento.
Logo após o folêgo da vida, Deus concede ao homem o livre arbítrio, este que é a capacidade de escolher livremente, pela própria vontade, isentando-se de qualquer condicionamento, motivo ou causa determinante.
Nós, como criaturas, somos presenteados e dotados da capacidade de discernir, compreender e avaliar com bom senso e clareza.
Esta foi a primeira atividade instituída por Deus que pôs esse atributo em uso:
E ordenou o Senhor Deus ao homem, dizendo: De toda a árvore do jardim comerás livremente, mas da árvore do conhecimento do bem e do mal, dela não comerás; porque no dia em que dela comeres, certamente morrerás. Gn 2.16,17
Certa vez, questionando algumas situações que me haviam sobrevindo, ouvi de um amigo uma afirmação que me intrigou sobremaneira. Perguntou-me: “Quer ouvir algo bom que acontece nessa vida? Muitas vezes enfrentamos caminhos bifurcados”.
Refleti por vários dias, tentei encontrar os benefícios de não ter um caminho único, mas precisar em algum momento, tomar uma decisão. Decisões essas que possuem sempre consequências positivas e negativas, não há como fugir. Entendi que Deus nos ensina atráves disso, somos responsáveis pelos nossos atos e pelas nossas escolhas. Ele se responsabilizará de mostrar o que nos acarretará nossa decisão.
Entrai pela porta estreita; porque larga é a porta, e espaçoso o caminho que conduz à perdição, e muitos são os que entram por ela; E porque estreita é a porta, e apertado o caminho que leva à vida, e poucos há que a encontrem. Mt 7.13,14
Como então poderei escolher sabiamente?
Eis que a mão do SENHOR não está encolhida, para que não possa salvar; nem agravado o seu ouvido, para não poder ouvir. Isaías 59.1
Busque direção divina, ore, entregue suas ansiedades ao Pai, tenha paciência ao esperar sua resposta. Ele mesmo diz em sua palavra que está com os seus ouvidos inclinados a nós, escute o Espírito Santo falar dentro de você.
Onde não há conselho fracassam os projetos, mas com os muitos conselheiros há bom êxito. Pv 15.22
Busque direcionamento de quem lhe ama, daqueles que se importam com sua vida e querem lhe ver bem. Pais, líderes e amigos de oração são companheiros desta mesma jornada com mais experiência, escute-os, esteja perto das pessoas que hão de lhe acrescentar.
A maior escolha que o homem pode fazer é a da Salvação. Deus preveu uma solução para nossa queda, um plano redentor. Ele se tornou um de nós e derramou seu sangue. Como se não bastasse, em sua infinta misericódia e maravilhosa graça, nos prometeu o céu, nos prometeu vida eterna.
Na verdade, na verdade vos digo que aquele que crê em mim tem a vida eterna. Jo 6.47
A responsabilidade final de tomar decisões é pessoal. Deus nos presenteou com esta capacidade e nos deu os intrumentos para usa-la de forma proveitosa. Você decide colocar em prática?
Texto de: Wesley MüllerPor esta razão, não vos torneis insensatos, mas procurai compreender qual a vontade do Senhor. Ef 5.17
Sem comentários:
Enviar um comentário
1- Leia antes de comentar;
2- Comentários spam ou com palavrões serão excluídos imediatamente;
3- Deixe o link do seu blog no final do comentário para que eu visite;
4- Anônimos podem comentar, mas deixe o nome no final do texto, por favor. :D