13 junho 2017

5 Motivos para fugir do "ficar"


E aí, gente linda? O que você acharam do nosso primeiro post da Maratona dos Apaixonados? O tema de ontem foi bem "água com açúcar", mas hoje vai ser papo sério mesmo, porque precisamos ter essa conversa. Quando falamos em dia dos namorados, muitas vezes associamos àquela "corrida maluca" contra o relógio para ter com quem comemorar esse dia, essa semana. Muitas vezes os atalhos têm se tornado uma opção. E é sobre isso que vamos falar. Pegue aí uma xícara de chocolate quente, se na sua cidade estiver frio, ou um bom copo de suco de limão se o sol nasceu sobre a sua casa, e vamos conversar por um momento.

Ficar. Você conhece essa palavra? Ah...mas é claro que conhece, esse é um dos termos mais falados nos dias de hoje. Se fosse possível obter uma ferramenta que definisse os termos mais usados no dia-a-dia, essa palavra seria uma das dez primeiras entre os jovens, ou não? Porém, apesar da sua popularidade, esse não é um termo que deve estar em seus lábios, jovem cristão e consagrado a Cristo.

Ficar define um relacionamento pouco durável, uma amizade com "privilégios", uma distração amorosa que muda de foco com uma rapidez inacreditável. Resumindo e concluindo, uma série de vários "mozões" por mês. (Eu tinha que falar isso...rsrs)  Essa expressão foi criada mais ou menos a partir da década de oitenta, e como todos sabem, é completamente diferente da noção que temos sobre namoro cristão.

"Mas é tão normal, todo mundo já ficou, pelo menos uma vez." 

Deixa eu te lembrar de que "Você não é todo mundo"? (Parafraseando mamãe e papai). Não é todo mundo que tem um compromisso sério com Deus, nem todo mundo tem o objetivo de alcançar o céu e servir a Cristo de corpo, alma e espírito. E é por isso que você não pode se basear no que "todo mundo" faz, ou diz.

Hoje o tema é polêmico, mas o meu desejo é ensinar aquilo que a bíblia diz e mostrar (não por força, nem por violência), o porquê de rejeitar o modelo de "namoro" do mundo. Vamos dar início aos 5 motivos para não "ficar".


NOSSO CORPO É TEMPLO E MORADA DO ESPÍRITO SANTO

Vamos conferir no livro de 1 Coríntios: 6:19:
"Será que vocês não sabem que o corpo de vocês é templo do Espírito Santo, que vive em vocês e lhes foi dado por Deus? Vocês não pertencem a vocês mesmos, mas a Deus, pois Ele os comprou e pagou o preço. Portanto, usem o seu corpo para a glória dEle."

Nessa passagem o apóstolo Paulo instrui os crentes de Corintos a cuidarem do seu corpo e valorizá-lo pelo que ele é, e por quem ele possui: o Espírito Santo de Deus. Ora, se Deus é Santo (1 Pedro.1:16), então devemos sê-lo, também. Não somos perfeitos, e nunca seremos. Somos pecadores, mas devemos procurar a santidade todos os dias. (Apocalipse. 22:11)

Ao adotarmos o "esquema" de namoro do ficar, estamos ignorando o fato de que nosso corpo, juntamente com a nossa mente e atitudes, deve ser santo, separado. Devemos usar o corpo para a glória de Deus. Será que estamos adorando a Ele e sendo à sua imagem e semelhança?

NÓS TEMOS UM VALOR INCALCULÁVEL AOS OLHOS DE DEUS
"Até os cabelos da cabeça de vocês estão todos contados. Não tenham medo; vocês valem mais do que muitos pardais!" (Lucas 12:7)

Nossa! Você saberia dizer o número exato de fios de cabelo que a sua cabeça tem? E dos seus pais? Nem eu...é muito tempo perdido (sem contar que todos os dias devem cair dezenas deles). Mas veja só, Deus sabe exatamente a quantidade de fios de cabelo que você possui! E não só os seus, mas de outros bilhões de seres humanos que povoam a terra. Não é maravilhoso?

Você pode imaginar o quanto Deus te ama? Ele te conhece mais do que ninguém, e valoriza seus sentimentos, tristezas, preocupações. Deus é o nosso primeiro amor, e o amor divino é incondicional, compromissado e preocupado. Portanto, porque procurar alguém que só quer se aproveitar e "passar um tempo" com você, sem intenções de valorizar o trabalho perfeito que Deus tem feito em sua vida? Você merece bem mais do que isso.

"FICAR" É O OPOSTO DE AMOR VERDADEIRO

Antes de tentarem me atacar com o que tiverem por perto, deixem que eu explique. Se ficar é uma espécie de "distração amorosa", você acha mesmo que é amor? Aí você ouve o argumento de praxe: "Não é nada sério, nós precisamos nos conhecer primeiro, saber mais do outro, para decidirmos se vale a pena iniciar um namoro de verdade". Uau! Quero chamar as românticas de plantão para analisar esse comentário comigo. rsrs

Antigamente os sentimentos eram bem mais valorizados. Ainda que fossem mais uma "paixãozinha", um "amor à primeira vista", as pessoas simplesmente se conheciam conversando.  Um passo de cada vez, fazendo uma festa a cada nova conquista. Será que eu sou tão velha e antiquada assim? Mas a partir do momento em que essas relações se tornaram mais intensas, e mais curtas, descobrimos que o valor de um amor duradouro e verdadeiro caiu demais!  Nós, os românticos incuráveis, estamos em vias de extinção!

Foi com uma tristeza imensa que ouvi uma amiga minha dizer que não queria se casar cedo. Mas sabe qual o argumento dela? Queria curtir "a vida", ainda queria ter muitos namorados...e quando estivesse perto dos 50, se casaria e manteria uma vida mais calma. Daí você vê como as coisas estão.

Fuja o mais rápido possível dessa ideia mal formada do que é um namoro sadio.

SE VOCÊ AMA, QUER FICAR PARA SEMPRE AO LADO DAQUELA PESSOA

Não é para isso que serve o namoro? Conhecer antes de dar o "passo decisivo" que é casar? Um dia desses postei uma frase no meu Instagram que tem muito a ver com o tema de hoje:

"O relacionamento é consequência da amizade, conversa, de conhecer alguém e entender que aquela pessoa é tão agradável que você gostaria de passar toda vida ao lado dela!"

É uma frase belíssima, que muitas vezes é repetida, mas de boca para fora. Quando é amor, nós não queremos nos separar nunca mais daquela pessoa, por isso é que a promessa feita no casamento termina "até que a morte nos separe". Porque, se é amor, a única coisa que pode separar os dois é a morte, a única inevitabilidade da vida.

Desse modo eu posso entender que o "ficar" é usar os sentimentos de alguém ao seu favor. "Ah, mas nenhum dos dois ama o outro, nós só simpatizamos". Mas isso é pior! Vocês estão entregando dois dos seus bens preciosos, o corpo e o coração, para alguém que irá usá-lo hoje e esquecer amanhã? Você acha que merece esse tratamento? Já vimos o quanto Deus nos ama e te valoriza, e quem pode nos tratar de outra forma?

Namore para casar. E se não quiser casar agora? A vida vai muito além de ter um namorado.

Se seus planos para casamento ainda estão distantes, foque nas coisas que você gosta de fazer, e no que quer cumprir antes de iniciar uma vida a dois. Iniciar um relacionamento sem ter a intenção de permanecer ao lado daquela pessoa é o golpe de maior crueldade que alguém pode dar.

Viaje com a família, dê muitos passeios com os amigos, converse bastante, estude, se firme profissional e espiritualmente...e as demais coisas Deus te entrega no momento certo. Não se preocupe, Ele não vai atrasar nem um minutinho. Assim que chegar o tempo determinado, você terá sua benção. Não namore apenas pelo status, mas entenda que o casamento é algo mais sério, e deve ser visto de forma compromissada e responsável.

Você é um ser humano, e não um objeto inanimado

A mídia ensina os jovens e adolescentes que "ficar" não é errado, que é uma forma de se divertir e passar o tempo. Ou seja, usar e se deixar ser usado em troca de um momento prazeroso, que em pouco tempo será esquecido e substituído.

Trocar de roupa é natural, doar as antigas, jogar as inutilizáveis, trocar de telefone, mudar o corte de cabelo, comprar e trocar sapatos...são ações do nosso dia-a-dia. Mas não devemos confundir isso quando se trata de pessoas. Você é valioso(a) demais para pertencer a qualquer um. Deus já tem a pessoa certa para entregar nas suas mãos, que vai te merecer e amar você do jeito que é. Nós não somos caçadores, somos ovelhas. E como ovelhas, devemos tomar cuidado com os "caçadores" interessados apenas na nossa lã. Deus nos criou para Seu louvor, e não para que outros se aproveitassem da sua criação e a profanassem.
"Sobre tudo o que se deve guardar, guarda o teu coração, porque dele procedem as fontes da vida." (Provérbios. 4:23)

Guarde o seu coração para quem vai te amar de verdade. Se você deseja um casamento abençoado, ao lado de alguém que seja um(a) verdadeiro(a) servo(a) de Deus, você também deve ser, deve se valorizar. E vai valer a pena, sim. Cada segundo que passou distante dele(a) vai valer a pena. Pode anotar aí.
Confira aqui o primeiro post da maratona: Solteiro(a)? Sim, e com orgulho!

Nossas Redes: Instagram Facebook

Sem comentários:

Enviar um comentário

1- Leia antes de comentar;
2- Comentários spam ou com palavrões serão excluídos imediatamente;
3- Deixe o link do seu blog no final do comentário para que eu visite;
4- Anônimos podem comentar, mas deixe o nome no final do texto, por favor. :D