Como os vossos olfatos certamente já avisaram, estivemos em período de São João. Algumas pessoas ainda comemoram no dia de hoje, mas o feriado mesmo foi na Sexta-Feira (24). Certamente todos vocês já ouviram falar dos festejos, e de como são realizados. Mas será que já procuraram saber o que cada "fase" deles significa? Pois fica a dica aí:
Fogueira:
Representa proteção contra os maus espíritos, acredita-se purificar o local e sinal de agradecimentos aos santos. Fogos de artifícios: Leva para longe os maus espíritos.
"Aquele que habita no esconderijo do altíssimo, à sombra dO Onipotente descansará." (Salmos. 91:1)
O único que pode nos proteger de qualquer mal é O Onipotente, não precisamos montar a fogueira para receber sua proteção.
Quadrilha:
Dança típica francesa, tem o significado de agradecimento aos santos juninos que são: Santo Antônio, São João e São Pedro.
"Jesus disse-lhe: Está escrito: Adorarás o Senhor teu Deus, e a Ele só servirás." Lucas 4:8
Mastro:
O mastro de São João, conhecido em Portugal também como o mastro dos Santos Populares, é erguido durante a festa junina para celebrar os três santos ligados a essa festa. No Brasil, no topo de cada mastro são amarradas em geral três bandeirinhas simbolizando os santos.
Bandeirinhas:
No início das comemorações da Festa Junina os desenhos de santos ou frases religiosas eram lugar certo nas bandeirinhas, hoje vemos apenas cores nada mais.
"Traze sempre na boca {as palavras} deste livro da lei; medita-o dia e noite, cuidando de fazer tudo o que nele está escrito; assim prosperarás em teus caminhos e serás bem-sucedido." (Josué. 1:8)
Lavagem do santo:
Normalmente é feito antes da meia noite, a imagem é molhada num lago ou riacho com uma bacia d’agua, logo após banha-se as mãos, pés ou outra parte do corpo para buscar proteção divina.
"Nossa alma espera no Senhor, porque ele é nosso amparo e nosso escudo." (Salmos 33:20
Comidas Típicas:
Pamonha, canjica, pipoca, mungunzá e outras comidas são oferecidas aos ídolos juninos, segundo eles é o agradecimento por uma safra de produtividade no campo, onde as primícias são apresentadas a esses santos.
"Honra o Senhor com teus haveres, e com as primícias de todas as tuas colheitas." (Provérbios 3:9)
Respondendo a possíveis questionamentos sobre as comidas típicas, o que não convém não é a comida em si, mas o significado de ingeri-la nesse período de festejos. Pessoalmente eu sou apaixonada por milho, canjica, bolo de milho...e tudo o que tenho direito. Só não sei a graça da pamonha, mas isso sou eu. rsrsrs Mas prefiro comer fora de época, quando dá vontade, e a família faz. (Mãe)
Os demais símbolos, eu creio que vocês entenderam qual é o meu objetivo. Até porque, uma festa que leva o nome de um santo, não me engana. kkk Apesar de já ter passado um pouco do dia, decidi que deveria falar sobre isso, porque ainda é um "tabu" para alguns, recusar o pedido do amiguinho ou da amiguinha para ir dançar quadrilha na casa ao lado.
Paz minha irmã. Muito interessante seu estudo. Você poderia publicar um estudo a respeito do dízimo que sempre foi alimento para os necessitados, ordenança da Lei para judeus e anualmente? E que nenhum dos discípulos receberam pois eles sabiam que era da Lei não da graça e que só sacerdotes levitas recebiam?
ResponderEliminarAguardo.
Fica na paz.
Jonas